Carta de Demissão – Modelo

Modelo de Carta de Demissão

O pedido de demissão não é uma situação que acontece rotineiramente nas empresas, muitas vezes gerando até mesmo surpresa por parte dos administradores. Mas, o fato acontece por muitos motivos e, quando for sua vez de pedir demissão, saiba como fazer sua carta de demissão.

carta-de-demissao

Em praticamente todos os casos de pedido de demissão, o empregado comunica verbalmente sua decisão à chefia direta, explicando seus motivos e negociando a forma como se dará o desligamento, o tempo necessário para passar suas atividades para outro funcionário e a sua dispensa do aviso prévio.

A legislação determina que o empregado, ao entregar a carta de demissão, ainda deve trabalhar 30 dias na empresa, sob pena de ter de indenizar o contratante com um mês de seu salário. Assim, se a demissão é motivada pela contratação em outra empresa – o que normalmente acontece – é preciso negociar esse prazo para não ter prejuízo.

Ao encontrar um novo emprego e entregar sua carta de demissão, o empregado deve acertar também na nova empresa o prazo que vai precisar antes de se apresentar para a nova atividade.

A carta de demissão, normalmente, deve ter a solicitação de dispensa do aviso prévio que, em muitos casos, é aceita pela empresa.

Escrever Carta de demissão

De preferência, a carta de demissão deve ser escrita de próprio punho pelo empregado para que a empresa possa se precaver de futuras questões trabalhistas, evitando que um empregado alegue que foi coagido a assinar seu pedido de demissão.

O fato é colocado no direito trabalhista já que, teoricamente, é muito mais fácil coagir um empregado a assinar uma carta de demissão do que a escrever o seu pedido de próprio punho.

No caso de o empregado ter menos de um ano de trabalho, não é obrigatório fazer a homologação no Ministério do Trabalho ou no sindicato da categoria profissional. Quando o empregado tem mais de um ano de atividade essa condição é exigida.

A carta de demissão deve ser escrita de forma simples e direta, sem entrar em detalhes, devendo ser apresentada em duas vias, ficando uma com a empresa e uma com o próprio empregado, tendo esta a assinatura de recebimento por parte do departamento de pessoal da empresa.

Em alguns casos, o empregado que pede demissão pode até explicar os motivos de sua saída, principalmente se exerce algum cargo de confiança e, em outros, quando o empregado contribuiu diretamente para projetos que tenham gerado retorno para a empresa, isso pode ser colocado, principalmente se permanece a possibilidade de retorno ao trabalho na mesma empresa futuramente.

Modelo de carta de demissão

Carta de Demissão Modelo

Esse e outros modelos de cartas de demissão já basta para que haja o desligamento da empresa. Sem detalhes ou explicações, o desligamento pode ser negociado entre as partes da melhor maneira possível para ambos.

Mais Modelos de Currículo 2018

  • como-fazer-curriculo-passo-a-passo-150x150Como Fazer um Curriculum Passo a Passo – Dicas Dicas de Como Fazer um Curriculum Passo a Passo Fazer um  currículo é algo que muitas pessoas têm dúvidas. Mas elaborar um curriculum é muito mais fácil do que se imagina. Hoje viemos […]
  • modelos-de-curriculos-para-imprimir-150x150Modelos de Currículo para Imprimir 2018 Modelo de Currículo 2018 para imprimir Ter um bom currículo é muito importante para conseguir se destacar no mercado de trabalho dos últimos anos. Mas, para ter um bom currículo, não […]
  • modelo-de-curriculo-basico-150x150Modelo de Currículo Básico Currículos Básicos Está à procura de trabalho? Ou quer uma recolocação profissional? Saiba como fazer um currículo profissional básico, porém um modelo bastante eficiente. Com o […]
  • entrevista-de-emprego-150x150Entrevista de Emprego – Dicas Dicas para Entrevista de Emprego Você precisa de ajuda para se preparar para uma entrevista de emprego? Então você está no lugar certo! Aqui lhe daremos algumas dicas valiosas para […]
  • curriculum-lattes-modelo-150x140Currículo Lattes para Preencher – Exemplo Modelo de Curriculum Lattes para Preencher Online Você precisa fazer um Currículo Lattes mas não tem a mínima ideia de como pode preencher esse tipo de currículo? Confira aqui dicas de […]
  • gerador-de-curriculo-online-150x150Gerador de Currículo Online Faça um Currículo Online Grátis Todo mundo quer uma boa colocação profissional e para isso precisa estar atento ao mercado de trabalho e se atualizar, para não ficar para trás nesse […]


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *