Carta de Demissão – Modelo 2024

Modelo de Carta de Demissão 2024

O pedido de demissão não é uma situação que acontece rotineiramente nas empresas, muitas vezes gerando até mesmo surpresa por parte dos administradores. Mas, o fato acontece por muitos motivos e, quando for sua vez de pedir demissão, saiba como fazer sua carta de demissão.

carta-de-demissao

Para que serve a Carta de Demissão?

Em praticamente todos os casos de pedido de demissão, o empregado comunica verbalmente sua decisão à chefia direta, explicando seus motivos e negociando a forma como se dará o desligamento, o tempo necessário para passar suas atividades para outro funcionário e a sua dispensa do aviso prévio.

A legislação determina que o empregado, ao entregar a carta de demissão, ainda deve trabalhar 30 dias na empresa, sob pena de ter de indenizar o contratante com um mês de seu salário. Assim, se a demissão é motivada pela contratação em outra empresa – o que normalmente acontece – é preciso negociar esse prazo para não ter prejuízo.

Ao encontrar um novo emprego e entregar sua carta de demissão, o empregado deve acertar também na nova empresa o prazo que vai precisar antes de se apresentar para a nova atividade.

A carta de demissão, normalmente, deve ter a solicitação de dispensa do aviso prévio que, em muitos casos, é aceita pela empresa.

Como Escrever uma Carta de demissão

De preferência, a carta de demissão deve ser escrita de próprio punho pelo empregado para que a empresa possa se precaver de futuras questões trabalhistas, evitando que um empregado alegue que foi coagido a assinar seu pedido de demissão.

O fato é colocado no direito trabalhista já que, teoricamente, é muito mais fácil coagir um empregado a assinar uma carta de demissão do que a escrever o seu pedido de próprio punho.

No caso de o empregado ter menos de um ano de trabalho, não é obrigatório fazer a homologação no Ministério do Trabalho ou no sindicato da categoria profissional. Quando o empregado tem mais de um ano de atividade essa condição é exigida.

A carta de demissão deve ser escrita de forma simples e direta, sem entrar em detalhes, devendo ser apresentada em duas vias, ficando uma com a empresa e uma com o próprio empregado, tendo esta a assinatura de recebimento por parte do departamento de pessoal da empresa.

Em alguns casos, o empregado que pede demissão pode até explicar os motivos de sua saída, principalmente se exerce algum cargo de confiança e, em outros, quando o empregado contribuiu diretamente para projetos que tenham gerado retorno para a empresa, isso pode ser colocado, principalmente se permanece a possibilidade de retorno ao trabalho na mesma empresa futuramente.

Carta de Demissão Modelo para Imprimir 2024

Esse e outros modelos de cartas de demissão já basta para que haja o desligamento da empresa. Sem detalhes ou explicações, o desligamento pode ser negociado entre as partes da melhor maneira possível para ambos.

Equipe Carreira e EmpregosRedação Carreira e Empregos

Quem está na busca de um emprego, precisa fazer um bom currículo para aumentar as chances de contratação, pensando nisso o site Modelos de Currículo, trás diversos modelos e currículos atualizados para diferentes ocasiões. Além desses modelos, também trazemos centenas de dicas para você conseguir passar em uma entrevista de emprego. O site conta com uma equipe especializada no assunto e trás um conteúdo extremamente útil para o nosso leitor.


Curta Acima e Comente Abaixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *